terça-feira, 27 de dezembro de 2011

A grande ameça mundial é "Made in China"...


           Fazia tempos que não me sentia tão decepcionada e entediada com um filme. Realmente as minhas expectativas estavam erradas em relação a esse filme totalmente americanizado e preconceituoso. 

Desde que foi lançado nos cinemas de todo Brasil, o nome do filme "O Contágio" despertou-me uma grande curiosidade. Até porque filmes com assuntos sobre doenças e contaminação mundial sempre me foram interessantes por serem ameaças reais pelo tempo presente. Porém em minha concepção o filme nada passou de uma jogada sensacionalista para demonstrar o novo "país" perigo do século na visão capitalista. 
A China.

Os filmes Hollywoodianos logo depois do acontecimento de 2001 com a queda das torres gêmeas visão países que são seus grandes inimigos. Levando seus assuntos ao patamar político e econômico.
E tratam eles em seus filmes como ameaças para desimanação mundial. Ou melhor americana.

Antigamente o foco de países perigosos como Rússia, Cuba, Bolívia, Colômbia, Irã, Paquistão, Afeganistão, Alemanha eram alvo de grandes criticas em mensagens passadas nos filmes americanos. Eles eram a visão do errado. A única coisa que eles queriam era a destruição da humanidade, especialmente da americana.

O capitalismo tomou tão conta do cenário mundial que a visão do que é errado se torna presente na população, e com isso, passamos ver os outros países como inimigos e possivelmente destruidores do mundo.

Quando isso tudo se trata de uma implicância econômica e de desenvolvimento.
A China é a grande bola da vez agora. A forma em que o filme trata a China como o percursor do vírus e de como ele foi o principal país a sequestrar uma chefe do conselho de saúde, não sei bem o termo que se dá, mostra que a China é o país totalmente perigoso com mafiosos, hiper fluxo de doenças e de país a ser o último com importância a se oferecido uma vacina a sua população.
Enquanto nos EUA o grau de salvação é de 80%.
E o Brasil? Contaminação somente em São Paulo? Sendo o Brasil o 5° país mais populoso do mundo? Será que ninguém entra aqui ou viaja?

O filme não ficou muito esclarecido. Cenas mal produzidas e conteúdo sensacionalista.

Geralmente eles fazem filmes assim em comemorações em datas patriarcais ou em memoria de algum acontecimento, mas nenhuma me vem a mente agora por esse mês de lançamento.


Não recomendo. Bom se alguém gosta do patriotismo capitalista e americano como centro de tudo, de todas as soluções e formas de salvação mundial. Aproveitem.

Fica aí a dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário